quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Originalidade


"Na natureza nada se crianada se perde, tudo se transforma". - Lei de Lavoisier

Essa frase foi criada para definir a Lei da Conservação das Massas, mas é constantemente aplicada a diversos outros campos do saber.

Afinal, o que é originalidade?  O dicionário Aurélio responde:
 
 1. Qualidade de original.  
 2. Edit. Novidade (5) na forma de expressão de uma obra, protegida pela legislação sobre propriedade intelectual. 

Todos nós somos seres históricos. Todas as experiências pelas quais passamos, a tradição em que nos inserimos, a educação que recebemos, influenciam nossas atitudes e o modo como nos colocamos diante do mundo. É difícil falar em originalidade na música por exemplo. Muitas vezes uma sequência de notas ficou armazenada no nosso inconsciente e podemos reproduzí-la anos depois sem saber de onde veio.
A internet trouxe uma enxurrada de informações tão intensa, que muitas vezes nos perdemos em meio a tantas notícias, posts, imagens. Essa rápida reprodução, apropriação, adaptação de conteúdo torna difícil discutir-se originalidade. Muitas vezes a mesma notícia é publicada simultameamente por milhares de sites.
Até mesmo o nome do meu blog não é original. Eu navegava por vários blogs gringos, quando encontrei um blog chamado Bikini Envy (que significa Inveja do Bikini)
O blog estava parado desde 12 novembro e achei que não teria problema criar um com o nome em Português!
A definição de originalidade do dicionário Aurélio, menciona propriedade intelectual. A legislação, principalmente brasileira, não conseguiu e provavelmente não conseguirá ser ágil o suficiente para acompanhar todos os avanços da rede mundial de computadores. Mas estabelece sim, alguns limites. 
Eu creio que o maior limite é ético. É claro que por uma questão de agilidade, ou estética, nós blogueiros acabamos por omitir as fontes das imagens, postagens que usamos.
Mas esses dias, fiz uma amizade super legal com a Pati. Simplesmente pq pedi autorização para linkar uma reportagem do blog dela. 
Citar a fonte de uma informação, idéia, imagem, não nos desmerece como blogueiros, escritores, pessoas. Pelo contrário, isso demostra que queremos somar, que podemos respeitar a criação do outro sem perder nada.
Eu corro um grande risco de ser taxada de hipócrita ou demagoga com esse post. Mas a minha intenção não é dar "lição de moral". Pelo contrário, eu sei que não sou perfeita nesse quesito e quero melhorar, com a ajuda de vocês. Meu blog é super recente e estou aprendendo ainda; agora que parei para pensar nisso, estou vendo que podia ter citado as fontes da maioria das imagens que usei. Claro que tem coisas que já são de domínio público, ou que foram disponibilizadas para cópia pelos próprios autores. Não temos como ficar citando a fonte de todos os gifs, templates, selinhos que usamos. 
Estarei sempre aberta a críticas e sugestões. Se tem alguma coisa no meu blog que pertence a você, por favor, sinta-se livre para me enviar um e-mail que eu retirarei com o maior prazer.
Eu adoro dar idéias de posts para as minhas amigas virtuais, inclusive na quinta passada, convidei outras blogueiras a fazer posts de quinta também!
Não me importo de maneira alguma que o conteúdo do meu blog seja reproduzido, pelo contrário, isso é sinal de que as pessoas gostam do que escrevo, mas creio que é muito elegante e carinhoso citar a fonte.

E apesar do nome do blog:

Aqui não tem Inveja, só Amizade! :) 

7 comentários:

pati rabelo disse...

kat, esse foi um dos posts mais lúcidos e bem pontuados que já li sobre o assunto. de verdade. e fico mto feliz de ver que tem mais gente preocupada com isso na web.

eu realmente não sei como uma pessoa pode imaginar que citar as fontes desmerece alguém - pra mim, ao contrário, enobrece, pois indica que a pessoa se preocupa com o que está fazendo e tb com o trabalho de quem fez antes dela.

parabéns pelo ótimo post extremamente pertinente.

bjo

Destino-Emagrecer disse...

Oi Kat, obrigado pela visita, o meu blog está sempre "de portas abertas" para você...vou agora visitar o seu cantinho.
Beijos

Meninas de Pantufa disse...

Olá Kat...

estou passando para dizer que gosto muito de visitar o seu cantinho....adoro as cores dele, o nome....enfim...adoro ler o que vc escreve..

beijos......

ah e eu não estou com inveja tá..rssss brincadeirinha....

Barbarella disse...

Eu acho que vc tá certíssima, apoiada !!

Tô babando naquela sua lasanha ali embaixo.
Hummmmmmmmmmmmm...
Que dia é sua reunião?
Se eu lembrar (rs) eu pergunto hj a pontuação do bobó e te falo amanhã.

Bjs

Anne disse...

Ah minha linda,amei seu post...eu já estive aqui antes,e acho que tbm esteve no meu cantinho...mas observei que não está no meu link...vou providenciar isto ok?rsrs
Sabe o que gostei do seu post,porque ás vezes sinto realmente que as pessoas têm dificuldades(pra não dizer egoísmo)de compartilhar com as outras algumas coisas,é como se não existisse espaço para todo mundo...eu não me importo com as pessoas usarem frases,ou imagens do meu blog...e ás vezes eu entro em blogs e lá está uma frase minha,algumas são creditadas,outras não...mas isto não me faz ficar indiferente com ninguém,agora o que me deixa profundamente triste é eu me doar pra uma pessoa e ela simplismente me ignorar,não me responder...eu fico pensando o que será que "alguns" têm medo?eu até sei,mas é tão feio que é melhor não dizer.kkkk

Beijokas e já estou te linkando viu?

Anne disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
●๋๋•P®ï●๋๋• disse...

Ai eu comentei o post acima mas não podiiiia deixar de comentar esse...foi perfeito!!!

Eu blog desde 2001, mas em 2006 realmente comecei a ter um blog visitado, o priemforma... conheci pessoas maravilhosas e acho muito legal partilhar, creditar... essas coisas, eu minto se não disser que fico triste quando algo que eu criei como um meme por exemplo não é levado adiante como foi criado, muitas vezes as pessoas não colocam quem criou a brincadeira, não colocam o selinhos... isso quando não "criam" a sua brincadeira deois de você!

Agora vendo seu post de quinta essa semana criei na quarta o post livre... até brinquei e criei uma imagem de um pacote de absorvente sempre livre sabe...

Queria fazer uma listagem de coisas legais que eu gostaria de dar e ganhar de natal, mas que fossem baratinahs sabe... acho legal poder falar de qqr coisa me meu blog... aliás estou transformando ele futuramente em um quase site pra poder diversificar mais...

Bom não foi cópia mas no próximo post quero citar que vc faz seu post de quinta... (o meu é quarta) vixe será que ficou parecendo plágio amigaaa???!!! Não foi viu???!!hehehe

Sabe eu acho muito legal citar as pessoas no blog e colocar link, faço sempre isso e qd venho aqui eu visito cada uma das dicas q vc dá sabe???!!!hehehe

Escrevi demais amiga!bjks