domingo, 18 de janeiro de 2009

Metabolismo: O que é?

Você crê que engorda por ter o metabolismo lento? Ou a sua alimentação não é adequada? Uma alimentação saudável e equilibrada reajusta seu organismo  e te emagrece mais e melhor do que qualquer dieta.

Apesar de normalmente entendermos como a forma de queimar gorduras e digerir os alimentos, o metaboliso é o conjunto de todas as reações química que se produzem  no oganismo para nos mantermos vivos. As mais importantes são:

-Digestão dos nutrientes dos alimentos
-Eliminação dos resíduos:fezes, urina, suor
-Reações químicas que produzem a respiração
-Circulação sanguínea
-Manutenção metabólica 
-Regulação da temperatura do organismo

Quando o corpo recebe oxigênio, água e nutrientes essenciais, as células podem trabalhar eficientemente e nos mantermos vivos e saudáveis. Um metabolismo eficiente não te fará engordar, mas, se a combustão de alimentos não se dá adequadamente, terás mais problemas para perder peso e o resultado será o excesso de gordura e um baixo nível de energia. Por isso é essencial que a alimentação diária contenha tudo o que lhe faz falta, para que teu metabolismo seja mais dinâmico e funcione corretamente, eliminado o que sobra.

6 dicas para perder  peso:
1-Esqueça as dietas milagrosas que prometem eliminar quilos rapidamente. A única coisa que conseguirá é  retardar seu metabolismo.
2-Tome café da manhã e não pule refeições. Se não o fizer, o corpo interpreta como o início de um período de jejum e começa a armazenar energia em forma de gordura.
3-Não esqueça os lanchinhos. Consumir pequenas quantidades de alimentos ao longo do dia é a melhor forma de ativar o metabolismo, freiar a fome e manter um nível constante de açúcar no sangue.
4-Escolha verduras, fibras e carboidratos complexos. A quantidade recomendada de verduras e frutas frescas de 5 porções por dia.
5-Esqueça a televisão. Ou ponha a bicicleta ergométrica na sala de TV e pedale durante a sua novela preferida. Verá quanta mudança!
6-Ative seu corpo e sua musculatura. Corra, salte, jogue, dê  um passeio, faça um treinamento leve com pesinhos em casa. O sedentarismo faz com que você e seu metabolismo fiquem lentos.

Fonte: Revista Telva Out/2008

2 comentários:

Lou disse...

Oi, Kat!
O meu problema é que os meus lanchinhos não são muito saudáveis, hahaha...
Pois é, menina, ri muito com o Madagascar 2! Mas, de tade assisti Benjamin Button e chorei o tempo todo. Filmaço.
Beijos!

Anônimo disse...

Ola!
Adorei seu post! Super informativo, perfeito.
Beijos