quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

HOJE É DIA DE POST DE QUINTA!


Quem esteve aqui no Inveja na semana passada, conheceu os posts de quinta! Para quem comeu mosca, vou explicar novamente: reservei as quintas-feiras para falar de assuntos variados no blog: moda, maquiagem, cabelos, internet, livros, comportamento, celebridades e o que mais der na telha! Estão proibidas as palavras: pontos, peso, reeducação alimentar, jacada,emagrecer, engordar! Quem quiser participar, é só copiar esse selinho e postar sobre um assunto diferente às quintas-feiras!


 O QUE TEM NO SEU SHAMPOO?

Sabe aquele shampoo que seu cabeleireiro quer te empurrar toda vez que você vai lá? Ou aquele condicionador caríssimo que sua tia traz da Europa sempre que viaja?

O que será que eles tem de diferente dos produtos que você compra na fármacia do seu bairro?

Se você perguntasse à Paula Begoun, ela diria: NADA!

A autora do livro "Don't Go to the Cosmetic Counter Without Me" (Algo como: não vá à loja de cosméticos sem mim) passou mais de 25 anos estudando, analisando e criticando centenas de fórmulas de produtos de beleza, para ajudar as mulheres a jugar se determinado produto valia ou não o dinheiro investido ou não passavam de uma propaganda enganosa. Após tantos anos de estudo, a moça criou a Beautypedia, ou enciclopédia da beleza. O acesso é cobrado, entretando há várias ferramentas grátis, inclusive a minha favorita: O dicionário de Ingredientes.

Para Paula o que importa são os componentes dos cosméticos, e não a marca ou o preço.

Com certeza, enquanto sua visão permitiu, você brincou de ler rótulo de shampoo no chuveiro. Mas pra que servem todos os ingredientes em letras miúdas? Vou postar alguns ingredientes de shampoo e condicionadores e suas respectivas funções: 

ácido ascórbico: Forma da vitamina C que tem propriedades antioxidantes. Seu componente ácido pode irritar a pele.

ácido cítrico: Extrato derivado de frutas cítricas e usado principalmente para ajustar o PH dos produtos e prevenir que sejam muito alcalinos.

cocamidopropyl betaine: É um dos mais suaves solventes usados em produtos de beleza.

cloreto de sódio: popularmente conhecido como sal. É usado principalmente como conservante em produtos para pele e ocasionalmente como abrasivo em produtos esfoliantes.

lanolina: Emoliente, substância muito viscosa extraída das glândulas sebáceas das ovelhas. (ECAAA!!!) 

polyquaterniums: grupo de ingredientes com propriedades antiestáticas, formando um filme protetor nos fios.

pantenol: forma alcóolica da vitamina B5. Há poucos estudos sobre sua eficiência como hidratante.


DICAS PRECIOSAS

No site da Paula, ela também dá milhares de dicas legais sobre cabelos, pele, maquiagem. Ela tem também a própria marca de cosméticos, chamado Paula's Choice. Eu andei pesquisando em alguns fórum e vi que as meninas geralmente aprovam os produtos. A mulher é a CDF dos cosméticos, acho que os produtos e dicas dela merecem um crédito. Aí vão algumas:

Quanto mais você deixar o shampoo anti-caspa no seu cabelo, mais eficiente ele será.

Se você tiver tempo, alterne entre ar quente e ar frio ao secar com secador: O calor forma as cuurvas ou alisa e o ar frio ajuda a manter os fios no lugar.

De vez em quando, leve sua escova e pente para o banho e dê-lhes um bom banho de shampoo:leave-ins, condicionadores e o próprio óleo do seu cabelo podem ficar acumulados em seus pentes e escovas. Ao pentear os cabelos com pentes sujos, esses resíduos voltarão ao seu cabelo limpinho! Se você tiver caspa, mergulhe-os em uma solução de três colheres de água sanitária para um quarto de litro de água.

Condicionadores que prometem penetrar profundamente só funcionam se houver tempo e calor suficientes para que sejam absorvidos pelos fios. . A maioria das mulheres que aplicam condicionador no chuveiro nunca deixam por mais de 1 ou 2 minutos. Não tem problema, mas não espere que o cabelo absorva-o. Se você tem cabelos danificados, é importante deixar o condicionador agir pelo maior tempo possível.

Eletricidade nos cabelos(frizz): Um truque é borrifar spray de cabelo na sua escova após fazer escova e passá-la nos cabelos de cima para baixo. Os cabelos ficarão comportados na maior parte do dia.


Quando não se deve pintar os cabelos em casa: Paula mostra o quanto é possível economizar pintando os cabelos em casa, e afirma que as tinturas de farmácia são bons produtos. O que faz a diferença é que o cabeleireiro tem conhecimento para misturar cores e chegar em tons específicos, além de saber como cada tinta vai reagir com a textura seu cabelo.
Ela aponta situações em que é inprescindível a ajuda profissional:
1-Quando você quer clarear seu cabelo em mais de três tons
2-Quando você tem cabelos muito escuros e quer pintar de vermelho (pode ficar laranja)
3-Quando você tem cabelos naturalmente ruivos ou loiros e quer pintar de vermelhão. 
4-Quando você precisa consertar um problema(resumindo: fez merda no cabelo, hihi)
5-Quando você tem cabelo muito claro e quer escurecer.
 

MINHA SELEÇÃO

Eu não sou nenhuma expert em cabelos. Mas já fiz todas as loucuras capilares que vocês imaginarem: progressiva, definitiva, relaxamento, tinturas, luzes.. Se eu tivesse investido todo tempo e dinheiro que gastei com meu cabelo em emagrecer, já estaria igual à Kate Moss.
Agora estou mais sossegada com meu sarará! Tenho me virado com produtinhos bem básicos e baratos:


1-Shampoo Jonhson's Baby: adoro tudo o que é de neném! Como lavo meu cabelo quase todo dia, gosto de alternar com ele para não agredir os fios.
2-Charming Spray Gloss: todas as "escovadas" precisam desse spray. Ele deixa um cheirinho maravilhoso.. acabo usando mais para perfumar o cabelo do que para modelar. Ele não é para fixação, ele serve para finalizar e dar brilho sem deixar o cabelo oleoso. Adorei o defrisante também, mas o mousse ainda não experimentei.
3-Condicionador Citré Shine: Meu único produto metido a besta! Ele é caro, mas comprei um frasco de 500 ml numa promoção da Sack's por 17 reais! Tô quase comprando outro para estocar. Ele deixa o cabelo bem leve e brilhante. Algumas pessoas não curtem o cheiro, eu gosto!
4-Tratamento VitaVinho da VITA A: Vem um frasquinho de shampoo revitalizador, outro de termo-revitalizante e uma touquinha! Deixa o cabelo super brilhante! 
5-Hi. Richesse L'oreal: O único tonalizante que uso no meu cabelo. As cores são lindas e não danifica nadinha! Wellaton nunca mais! 
6-Linha Vinhoterapy Barro Minas: Vocês já perceberam que meu cabelo é um bebum, né? Tudo que tem vinho deixa meu cabelo ótimo. Essa linha é mais cara que a Vita A, mas é um pouco melhor.
7-Elséve Citrus: Meu cabelo é oleoso na raiz, e só esse shampoo salva. Quando não acho pra comprar entro em pânico!
8-Elséve Nutri Gloss: amo de paixão! Uso alternadamente, pois meu cabelo acostumou com ele.
9-Ampola Semi di Lino Alphaparf: Quando tenho alguma festa ou ocasião especial uso essa ampola. Também gosto muito da ampola da marca Struttura, mas não achei a foto.Vale o investimento.
10-Bepantol: Uso pra tudo. No cabelo o ideal é usar o líquido, mas na falta uso a pomada mesmo. É só misturar um pouquinho no creme de hidratação. É fácil de achar em qualquer farmácia.



imagens:gettyimages.com



9 comentários:

Vitória disse...

Oikat!!!!!!!
Bjux otimo dia!!!!

Pri Von Mühlen disse...

Amo posts by Kat, vc eh um maor e publica a Kate magra merrrmo ela merece muitos post nossosss! Bjos lindaaa!

@line disse...

Kat, adorei o post!
Vou usar a dica pra diminuir o frizz!!
Bjokas

Lau. disse...

Kat adorei muito bom mesmo!
vc ganhou o premio dardos de mim HAKSJHJKSHAK

Gilda disse...

Amei as dicas,principalmente a de borrifar o spray na escova,com certeza deve ficar menos pesado,vou experimentar.
Eu normalmente uso shampoo da Elseve ou o Pantenne,mas agora estou experimentando um sem sal,dizem que conserva mais tempo a progressiva,será?

Beijokas!!!

Mya Schroeder disse...

Muito boas mesmo as dicas!!! Que mulher que nao se preocupa com os cabelos!!! Amei!!!

Bjo gde


Mya

Malina disse...

Oi Kat,

Tô retribuindo a visitinha..Adorei seu blog, vou te linkar.. Acho que vou adotar esse "post de quinta" tbm, hehehehe

Bjao

http://www.priemforma.com disse...

Semi di lino da alphaparf e vita A aprovados aqui em casa tb... mas não abro mão de um bom shampoo e condicionador, principalmente sem sal! Se eu usar elseve, dove, seda, vixe pobre cabelo...

Anônimo disse...

O spray da charming para chapinha é realmente ótimo!

Bia -SP