sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Ecologicamente Correta

Estou preocupada com o desperdício que a minha RA tá gerando. Aqui em casa somos só eu e minha mãe, que passa 90% do tempo trabalhando, quase não come em casa. Mesmo quando eu comia um monte de porcaria, sempre sobrava. Quando eu fazia bolos, tortas e afins; ela comia um pedaço, eu comia 10 e sobrava uns dois, três pedaços que iam para o lixo ou para a minha cachorrinha.

Agora com a RA, a situação piorou. Porque apesar de não estar lá muito em forma, a mammys se recusa a comer qualquer coisa light ou saudável.

Toda semana compro umas coisinhas light. Até porque verduras, pão de forma, frios, iogurte, leite têm pouca duração. O pão geralmente tem validade de pouco mais de uma semana. Eu tô jogando quase meio pacote de pão fora! Eu morro de medo de coisas vencidas, se passar um dia ou se ficar com uma cara esquisitinha já não como. E não entendo nadinha sobre conservação de alimentos...

Não é só uma questão de dinheiro, mas de consciência. Primeiramente pelo tanto de gente passando fome e segundo pela preservação dos recursos do planeta, já que tudo o que é produzido em escala industrial consome água, energia elétrica e humana, gera emissão de gases..

O que tenho feito para minimizar minha culpa é usar eco-bags, ou como se falava antigamente, sacola-de-feira para fazer minhas compritchas. Principalmente porque gosto de ir à pé ao supermercado, então, para carregar as coisas para casa é bem melhor. 

Isso acontece com vocês? Alguém tem alguma dica para me dar?

beijocas

28 comentários:

viteste disse...

Ois Kat!
Aqui em casa também sempre foi meio problemática essa coisa de sobrar comida, porque era muito exagerada e sempre fazia mais que 2pessoas que quase não comem em casa consomem. Agora, com 2 bebÊs tenho que ficar ainda mais esperta com questões de validade e qualidade do que se come, então resolvi separar sempre em quantidades pequenas e congelar. Tipo legumes: descasco, coloco numa vasilha com tampa e congelo em quantidade que serve pra uma refeição. Assim continua novinho.
Ainda não tenho ecobag - uma vergonha! Mas já estou namorando uma, e será minha próxima aquisição.
Passa no www.pragarotasemulheres.blogspot.com e vê que estou usando sua idéia dos Posts de Quinta - pode né?
Bjins

Anônimo disse...

vc pode reduzir o volume de compras...compre apenas o q será de fato consumido...qdo os pães sobrarem faça torrada no forno...são pequenas medidas apenas mas aos poucos vão nos trazendo soluções...abço

Anônimo disse...

concordo com a aninha...

e pensar no futuros de todos sempre é bom.

Parabéns

=***]

pam

K. Willemann disse...

Ultimamente não tem sobrado mta coisa não. Ao contrário qdo eu não fazia RA ia mais coisas fora.

Eu congelo pão de forma, pra não estragar. Mas 1 pacote eu como durante a semana.

E meu marido não tem nada contra a versão light das coisas, come sem reclamar. O que é ótimo, aliás ele anda preferindo a salsicha light de peru, o hamburguer de peru light tbém, então me ajuda muito! hahahahahaha...

E ele mal come em casa, então faço pequenas porções pra mim apenas.

É complicado, também não gosto de jogar comida fora, me corta o coração e me tira do sério.

Beijinhos

Kamila disse...

Sabe que eu tambem desperdico algumas coisas amiga ?? Tambem vou ter que buscar um jeito. Se achar um jeito me avisa. Beijos e boa sorte!

Anônimo disse...

amiga, tambem fico pessima em jogar comida fora... bj

BB disse...

Vc tá certíssima e acho muito legal sua atitude.
Nem pensei nessas bags da vida e não vou mentir, algumas coisas estragam lá em casa, iogurte principalmente.

Vamos abrir o olho ou diminuir a quantidade né?
Bjs

disse...

oi..

sim vamos lah..

Já experimentou comprar o pão integral em unidades na padaria do supermercado? e guarda lo na geladeira?
comprar placas de iogurte em vez de litro?
Biscoitos embalados individualmemte em vez do pacote td
suco da caixinha menor em vez do de litro?
Lei desntado em pó do de caixinha?
então .. pense ai nessas coisas. bjs

Vitória disse...

querida....esse situação dá dificil.....lá em casa não sobra muita coisa pq meu marido traça tudo....rsrsrsrsrsrsr....
ele é bem guloso!
mais tenta comprar o minimo possivel....eu já deixei de comprar o pão pq sempre se perdia....daí compro só torradas que vem em uma embalagem menor!
bjux querida....
tava com saudade de vc....

Vitória disse...

querida....esse situação dá dificil.....lá em casa não sobra muita coisa pq meu marido traça tudo....rsrsrsrsrsrsr....
ele é bem guloso!
mais tenta comprar o minimo possivel....eu já deixei de comprar o pão pq sempre se perdia....daí compro só torradas que vem em uma embalagem menor!
bjux querida....
tava com saudade de vc....

Malina disse...

Acontece mesmo de sobrar muito e ter q jogar fora. O jeito é reduzir as compras, comprar menos frios, verduras, frutas...compra só prakela semana. O iogurte pode ser os de potinho (em vez do litro todo), o leite, em pó..e por aí vai...

Bjaoo

Mya Schroeder disse...

Oi Kat...Que exemplo, heim!!
Esse seu post de hoje, é realmente o que procisamos ler! Desperdiçar alimentos enquanto muuuuuuuitos estão por aí sem ter o que comer, dói até na alma!!
Tô contigo e não abro!!!

Bjo e ótimo FDS

Mya

Renata disse...

Kat, fazer uma RA, é dificil nesse ponto, todos da casa tem que fazer para ajudar, e o desperdício é fatal sempre sobra algo, tente comprar em porções menores, aqui em casa só eu como o pão integral e ele não perde assim tão facil procure outras marcas com a data de validade maior e depois de aberto coloque na geladeira, e outros alimentos fique atenta à data de validade.
Não gosto de jogar comida fora, sempre lembro de quem não tem, é duro mesmo.
Tenha um lindo e light fim de semana.
BJIM
T+

Gigi Colombini disse...

Eu aqui em casa congelo tudo, pão, requeijão, manteiga, queijo, presunto...sempre abro tiro metade e congelo outra metade...dá certo e alonga o prazo de vencimento por estar congelado...
Tb.sempre faço comidas a mais e o que sobra tb.vai pro freezer!!!

É sempre bom proteger o planeta...e se sobrar comida que não dá para congelar, leve a alguma criança de rua, elas com certeza iram se deliciar!!!

Beijinhos

Amanda Zambrim Aranda disse...

O pao vc pode congelar tranquila. Coloca de 5 em 5 fatias em pacotinhos, aí vc descongela um dia antes de qnd for consumir, fica muito bom.
Bjusss

Gigi Colombini disse...

Congelo tudo mesmo...queijos, manteiga e requeijão eu tiro do freezer e coloco na geladeira, fica igualzinho...
Congelo pão de forma e pão norma, o normal depois que tiro passo a mão na água e esfrego nele, depois coloco no forninho e parece pão que acabou de sair...hummm...me deu fominha...kkkkkkkkkkk

Beijinhos e quALQUER DÚVIDA ME PERGUNTA, TÁ...

Anônimo disse...

OI amiga aqui em casa tbm é assim um desperdicio só tbm não sei o que fazer, quando faço pouco tem muita gente pra comer e se faço muito sobra.
beijinhos.

Lou disse...

Ah, eu como algumas coisas vencidas, ligo, não, hahah...
Deixei um presentinho pra você lá no blog!
Bjs

Anônimo disse...

Complicado mesmo.
NO caso aqui em casa so sou eu e o noivo, e ele nao precisa nem um pouco emagrecer. Entao, pro meu caso, passei a fazer compras quase que semanais, comprando so o suficiente pra semana. Também ja joguei muito pao light e integral fora e sinto muita do disso.
Tbm uso ecobags ;)

Beijooos!

SENHORITA ALFACE CRESPA disse...

OI nega, todo mundo padece desse mal né naum???? Tb estragam coisas aqwui e fico p morrer...!!! De repente fazendo torradas logo q vencerem te ajuda...eu nunca fiz mas até tentarei...rsrsrsr...coloca na geladeira tb, o prazo se estende vc sabe...só q depois d 2 dias o pão fica c aqule cheirinho peculiar...rsrsrrs!!! Ai Kat, bem quis te ajudar...mas tb n estou fazendo lá as coisas muito certas...sorte p vc e p mim...xerussssssss!

Mustafa Şenalp disse...

çok güzel site. :)

Aline Satiko disse...

Kat amiga,
Eu congelo várias coisas que faço, e tento não jogar fora, reaproveitando alimentos...
Sinto essa culpa tb, e tento minimizá-la!
ótimo fds!
bjka

@line disse...

Kat, eu guardo o pão sempre na geladeira, ele não fica ruim e dura uma semana toda!!
Tenha um ótimo fds!
Bjokas

Rhea disse...

Ola!!!
acontecia isso aki.. com verdura. A solução foi comprar variedade e naum quantidade...por ex: 1 abobrinha... 1 chuchu..3 cenouras... é pouco mas organizando as refeições dá direitinho para a semana.
o pão faz torrada...
bom final de semana light!!!!!

Dani disse...

Oi, passei para conhecer sua casinha!!! Adorei o visual!!! Te linkei, tá? assim é mais fácil passar aqui sempre!
Beijosssssssssss

luh... disse...

oiee....
criei meu blog agora para dividir opiniões e buscar um apoio com outras pessoas que estão nessa dificil tarefa de emagrecer como eu..
gostei muito do seu blog...
vou passar a acompanhar...
=)

Caru disse...

Eu perco mta coisa, mas tento sempre comprar oq vou consumir...

Tem mta gente q é contra coisas light, aqui em casa somos só 2 tb.. então tento sempre comprar algo q eu sei q posso enganar de maneira "não light"... coloco legumes em molhos.. faço mtos assados.. e sempre dá pra dar uma enganada... Fora isso, compro um alface, um pacote de rúcula,um tomate prá cada dia, umas 2 latas de milho, frutas o suficiente prá semana...

Dá certinho!

Tenta não comprar mta coisa e variar o cardápio a cada semana... infelizmente, pra gente, não dá pra comprar de tudo na mesma semana :)

Bjocas

karlinha™ disse...

Eu moro sozinha e vai tudo pra geladeira. O pão vai direto para lá... e pra esquentar uso a torradeira.
Uma ótima semana pra vc,
Beijos,