domingo, 8 de março de 2009

MARAVILHA

Dia das mulheres. Não me ligo muito em datas e na verdade só me lembrei disso quando sentei em frente ao computador. Não quero entrar no mérito da importância de se comemorar ou não essa data. Mas o apelo emocional/comercial da data me fez  ficar  reflexiva.
Estou cansada de tentar alcançar o padrão Mulher-Maravilha: magra, bonita, inteligente, pós-graduada, mestre em pompoarismo, unhas impecáveis, com tempo para fazer yoga, pilates e ainda estar sempre depilada, financeramente independente, conhecedora de massas e vinhos, esposa compreensiva e melhor mãe do mundo. 
A Mulher-Maravilha nos assombra quando estamos de TPM, com o esmalte descascado, com os calos doendo enquanto gastamos nosso pequeno horário de almoço em uma fila enorme de banco.
Ela nos faz pensar em aceitar um segundo emprego e ganhar dinheiro para fazer todas as plásticas possíveis, faz as morenas se perguntarem porque não são loiras, as loiras se sentirem mal por não serem morenas, as baixinhas invejarem as altas e as altas sonharem em ser baixinhas.  
Ela é tudo ao mesmo tempo e agrada a todos incondicionalmente. Nunca magoa ninguém com um não, é sempre solícita, sorridente e simpática. E quando se dá mal, coisa que raramente acontece, se recompõe em segundos, sem descer do salto nem borrar a maquiagem.
A Mulher-Maravilha tem 7 cabeças e oito braços, que apontam dedos em riste na nossa cara, nos culpando pela lista de compromissos não-cumpridos e pela lista de compras que roda há semanas no fundo da bolsa.
E Deus que me perdoe, mas quero matar e enterrar a Mulher-Maravilha em pleno dia das mulheres. 
Quero me libertar dessas cobranças e simplesmente ser. SER. Sem adjetivos depois, como em ser bonita, ser interessante, ser bem-sucedida. 
O ser enquanto realidade palpável e não uma projeção.  
Mulheres: SEJAM.
ACREDITEM: Ser é o bastante.
  

14 comentários:

Unknown disse...

Uauuuuuuuuu Kat,arrasou amiga. Tipo de postagem construtiva e realista, adorei!! Verdades nuas e cruas, reais...somos assim, vencedoras a cada instante,e não precisamos ser mais por isso, somente sermos...
Parabéns linda! Beijocas

Dani disse...

Menina, amei esse post!!! Concordo com tudo! Tudinho!!!
Ótima semana!

Mônica disse...

O pior é reconhecer que as cobranças começam por nós mesmas.

Adorei o texto.

Bjs e boa semana.

K. Willemann disse...

Por mais engraçado que seja minha mensagem para esse dia tem um sentido semelhante... que não dá pra ser a mulher maravilha... somos apenas mulheres!

Tudo que vc falou faz sentido!

Beijinhos

Pri disse...

Oi Kat,

Adorei o texto !!!!Super verdade.

Aproveite todos os dias ....

bjinhos

Gigi Colombini disse...

TEXTO MARAVILHOSOOOOOO...

Desculpe a falta de comentários, mas ando sem tempo mesmo...snif!!!

Beijinhos no coração

Valérie Roberto disse...

postagem automática:

Hoje no SBT, no programa OLHA VOCÊ, haverá a participação de Adelmo aluno da Roseli Masi.

ELE EMAGRECEU 73 KG!!!!!!!!!!

Início do programa às 16:30h.
Conta pra todo mundo!!

Marque na agenda do seu celular pra lembrar!!

Um beijão!

Aline Satiko disse...

Amiga, que post mais maneiro!!!!!!
Amei!!!!
Vc escreve muito bem!!!!!
amei e reflete nossa verdade, de que devemos apenas ser...
bjkas e obrigada pela reflexão...
ötima semana!!!!

Aline Satiko disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Aline Satiko disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ana disse...

Gente, adorei o seu flog!
A gente está na mesma vibe. Quer dizer,amanhã ás 16:30 volto no meu endocrino(volto pq tem um ano q não vou lá) e recomeço essa guerra=]

Ah devo dizer que o vestido de noiva que vc postou é LINDO!!!
=*

Angela Natel disse...

Quero, antes de tudo, ser. Obrigada, amiga! A mulher maravilha que arrume um emprego diferente daquele que nos faz nos sentirmos inferiores do que realmente somos. Porque, sim, somos!

♥ Mila Wander ♥ disse...

Lindo post amigaa!
Arrasou!
Concordo plenamente com você!!

Um ótimo feliz dia da mulher e seja você também! ahauisa

beijoooookas!!

Mya Schroeder disse...

Puxa Kat! Como vc escreve bem!!!
Vou colocar um texto aki embaixo que fala mais ou menos o q vc postou. Espero q goste!


MULHERES POSSÍVEIS

"Eu não sirvo de exemplo para nada, mas, se você quer saber se isso é possível, me ofereço como piloto de testes .
Sou a Miss Imperfeita, muito prazer.
Uma imperfeita que faz tudo o que precisa fazer, como boa profissional, mãe e mulher que também sou: trabalho todos os dias, ganho minha grana, vou ao supermercado três vezes por semana, decido o cardápio das refeições, levo os filhos no colégio e busco, almoço com eles, estudo com eles, telefono para minha mãe todas as noites, procuro minhas amigas, namoro, viajo, vou ao cinema, pago minhas contas, respondo a toneladas de e-mails, faço revisões no dentista, mamografia, caminho meia hora diariamente, compro flores para casa, providencio os consertos domésticos, participo de eventos e reuniões ligados à minha profissão e ainda faço escova toda semana - e as unhas!
E, entre uma coisa e outra, leio livros.
Portanto, sou ocupada, mas não uma workaholic.

Por mais disciplinada e responsável que eu seja, aprendi duas coisinhas que operam milagres. Primeiro: a dizer NÃO. Segundo: a não sentir um pingo de culpa por dizer NÃO. Culpa por nada, aliás. Existe a Coca Zero, o Fome Zero, o Recruta Zero. Pois inclua na sua lista a Culpa Zero.

Quando você nasceu, nenhum profeta adentrou a sala da maternidade e lhe apontou o dedo dizendo que a partir daquele momento você seria modelo para os outros. Seu pai e sua mãe, acredite, não tiveram essa expectativa: tudo o que desejaram é que você não chorasse muito durante as madrugadas e mamasse direitinho. Você não é Nossa Senhora. Você é, humildemente, uma mulher. E, se não aprender a delegar, a priorizar e a se divertir, bye-bye vida interessante. Porque vida interessante não é ter a agenda lotada, não é ser sempre politicamente correta, não é topar qualquer projeto por dinheiro, não é atender a todos e criar para si a falsa impressão de ser indispensável. É ter tempo. Tempo para fazer nada. Tempo para fazer tudo. Tempo para dançar sozinha na sala. Tempo para bisbilhotar uma loja de discos. Tempo para sumir dois dias com seu amor. Três dias. Cinco dias! Tempo para uma massagem. Tempo para ver a novela. Tempo para receber aquela sua amiga que é consultora de produtos de beleza. Tempo para fazer um trabalho voluntário. Tempo para procurar um abajur novo para seu quarto. Tempo para conhecer outras pessoas. Voltar a estudar. Para engravidar. Tempo para escrever um livro que você nem sabe se um dia será editado. Tempo, principalmente, para descobrir que você pode ser perfeitamente organizada e profissional sem deixar de existir. Porque nossa existência não é contabilizada por um relógio de ponto ou pela quantidade de memorandos virtuais que atolam nossa caixa postal. Existir, a que será que se destina? Destina-se a ter o tempo a favor, e não contra. A mulher moderna anda muito antiga. Acredita que, se não for super, se não for mega, se não for uma executiva ISO 9000, não será bem avaliada. Está tentando provar não-sei-o-quê para não-sei-quem. Precisa respeitar o mosaico de si mesma, privilegiar cada pedacinho de si. Se o trabalho é um pedação de sua vida, ótimo! Nada é mais elegante, charmoso e inteligente do que ser independente. Mulher que se sustenta fica muito mais sexy e muito mais livre para ir e vir. Desde que lembre de separar alguns bons momentos da semana para usufruir essa independência, senão é escravidão, a mesma que nos mantinha trancafiadas em casa, espiando a vida pela janela. Desacelerar tem um custo. Talvez seja preciso esquecer a bolsa Prada, o hotel decorado pelo Philippe Starck e o batom da M.A.C. Mas, se você precisa vender a alma ao diabo para ter tudo isso, francamente, está precisando rever seus valores. E descobrir que uma bolsa de palha, uma pousadinha rústica à beira-mar e o rosto lavado (ok, esqueça o rosto lavado) podem ser prazeres cinco estrelas e nos dar uma nova perspectiva sobre o que é, afinal, uma vida interessante'.


(Texto na Revista do Jornal O Globo – Martha Medeiros - Jornalista e escritora )